Como Ficar Fluente em Inglês!

Hello, queridxs!

Resolvi contar pra vocês como eu fiquei fluente em inglês e dar umas dicas pra quem ainda não se sente 100% confiante na hora de por “fluente” no currículo com medo de passar vergonha no meio da entrevista, ou pra quem quer bater aquele papo maneiro com os gringos, risos.

Muita gente me pergunta como eu aprendi e porque meu sotaque é diferente da maioria das pessoas. Bom, pras vocês entenderem como eu cheguei aonde cheguei, vou contar um pouco sobre a minha infância…

didJmg2

Com 10 anos de idade eu entrei no coral da minha escola (na época RBD tava em alta e o meu sonho era ser a Roberta, hahah), e passei a levar o meu hobbie a sério, descobri o famigerado Vagalume e tratei de imprimir um monte de letra de música, em Inglês e em Português.

Naquele tempo minha mãe andava meio sem grana então só a minha irmã fazia curso de inglês, eu só comecei a fazer dois anos depois dela. E, durante esse tempo, desenvolvi a língua como podia, mais especificamente, cantando!

Isso mesmo, eu passava horas ouvindo as músicas e tentando repetir os sons, sem fazer ideia do que estava acontecendo. Tentem entender, eu tinha 10 anos.

Meus conhecimentos eram super básicos, só sabia o que aprendia na escola, e não era muita coisa. Mas, a música fez com que eu desenvolvesse a minha pronúncia, eu conseguia reproduzir os sons e repetir as frases com facilidade.

No contexto dessa primeira parte da minha história vocês precisam levar duas coisas importantíssimas em consideração, caso também queiram ficar fluentes:

  • Gostar da língua e se interessar pela cultura dos países que a falam
  • Cantar as suas músicas prediletas no chuveiro sem vergonha de ser feliz

Bom, depois de dois longos anos de muito inglês enrolado, finalmente chegou a minha vez de brilhar! Entrei no curso e foi só sucesso, me apaixonei pela didática do BRASAS! Eles focavam bastante na conversação e isso contribuiu muito para eu perder a vergonha e sair falando por ai.

Agora, além de cantar no chuveiro, eu também criava “cenas”, pequenas historinhas, situações que poderiam ocorrer no dia a dia, ou coisas aleatórias mesmo, resumindo pra quem não entendeu: eu falava comigo mesma em inglês.

Vocês podem estar pensando “mas que pessoa loka”, gente, funcionou pra mim, e ainda funciona! Então, mais uma dica pra vocês:

  • Falem sozinhxs! Gente, é a melhor coisa, vocês vão ver!
talk-to-myself

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa um tanto quanto afobada e quando estou aprendendo algo novo não podia ser diferente…

Coloquei na minha cabeça que eu tinha que assistir os filmes e os seriados com a legenda em inglês, mesmo sem ter um vocabulário extenso. Gente, às vezes, temos que tentar correr pra conseguir andar. Não faz muito sentido, mas nem ligo.

Vou explicar pra vocês como é que eu entendia o que estava acontecendo. Primeiro eu via os filmes com a legenda em Português, e como uma típica pessoa com TDAH, ver uma vez nunca foi o suficiente… Eu gosto de ver várias vezes o mesmo filme. “QUEEE??” Sim, quando eu gosto de um filme eu posso ver 2, 3, 4 vezes seguidas, eu sou assim, apenas aceite. E quando assistia de novo colocava a legenda em inglês e ia entendendo as palavras que eu não sabia pelo contexto, e ligando o que eu estava ouvindo a elas.

Resumindo: eu aprendia palavras novas e ao mesmo tempo me forçava a me acostumar com os sons de cada uma.

Bom, parte do meu sotaque esquisito vem dessa história, adivinhem quais filmes que eu assistia com a legenda em inglês?

mean harry

Depois de um tempo eu nem sentia mais a necessidade de por a legenda, só quando o filme/seriado tinha um vocabulário muito técnico, por exemplo: Grey’s Anatomy. No início só assistia com legenda, hoje em dia não faz diferença pra mim.

Ou seja, saia da sua zona de conforto!

  • Ponha a legenda em inglês, se não souber o significado de alguma palavra tenta entender pelo contexto ou anota e procura depois. Você vai adquirir mais confiança em si mesmo até não precisar mais de legenda nenhuma.
  • Comece com filmes americanos, que tem um inglês bem facinho, aqueles que você cansou de assistir dublado, ou com legenda. Depois vai aumentando o nível de dificuldade.
gif3

Outros fatores que contribuíram para eu ter um sotaque diferentão:

  • Viajar sozinha! Quando você viaja sem amigos, ou família, é obrigadx a falar com desconhecidos, e na maioria das vezes em inglês! Muitas vezes eu preferia puxar assunto com gringos justamente para praticar a língua.
  • Ter amigos gringos e bater um papo com eles de vez em quando. Gente, conheceu alguém, adc, mantenha contato com a pessoa. Muitas vezes aprendi coisas a respeito de outras culturas só observando o que os meus amigos postam.
  • Ter um relacionamento com um australiano. Quem me conhece sabe que namorei por um bom tempo com alguém que não falava português. Queridxs, só vivendo para entender como é ter uma D.R. em inglês. Certeza que muitas vezes ele desejou que eu não soubesse falar tão bem.
All-I-Know-Is-One-Of-Us-Is-Right

Enfim… Na minha opinião o mais importante é a sua força de vontade, quando a gente quer muito algo e corre atrás, não tem erro. Todo mundo é capaz de ser/fazer o que quiser, basta querer!

Então…

  • Deixe a preguiça de lado, se esforce, use o google, converse com os seus amigos que também querem melhorar o inglês. Cante muito, leia livros, artigos, siga pessoas que postam coisas em inglês.
  • SEJA CARA DE PAU! Saia falando com os gringos mesmo sem ter muita certeza se está certo ou não, é errando que a gente aprende! Tem muita gente que fica com medo de falar errado, mas quando eles tentam falar português e erram, acha fofo!

Bom, por hoje é só pessoal! Quem quiser conversar mais sobre o assunto comigo pode me enviar uma mensagem no instagram, que eu ajudo, dou dicas de filmes, seriados, livros, etc.

Fiquem com Deus, crianças! Beijos de luz!

meme1

Um comentário sobre “Como Ficar Fluente em Inglês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s